quarta-feira, 16 de abril de 2008

Aula de bem casados

Ontem (dia 15.04.2007) fui a uma aula de bem casados no Centro culinário Aidan . A motivação de tal façanha foi o casamento do Lipe com a Renata e mais tarde Nando e Helen. Gostaria de fazer o melhor e o mais bonito bem casado que uma mãe pode fazer para filhos, mas como não sou lá essas coisas na cozinha, lá fui eu cheia de boas intençoes e.........boas intenções.

Na porta,uma fila de mulheres se esprimia embaixo da marquise, por causa da chuva chata que caia. Logo deu o horário de entrada e subimos para uma sala de aula que me pareceu muito bem montada. A professora de nome Maria Amélia Lima (tel.;98269068) pareceu um pouco nervosa, mas muito simpática e deu um ótimo recado.Gostei muito da aula dela, que aliás é insulana.A receita faz a quantidade de 30 bem casados, bem nascidos e bem vividos.

'Lá vai a receita:

Massa :

4 gemas de ovos tipo jumbo (o ovo tipo jumbo pesa 60 gramas)ou 5 gemas do ovo comum peneiradas

2/3 de xícara (chá)de açucar refinado ou 100 gramas de açucar (é a mesma coisa)peneirado, o importante é peneirar para depois pesar.

2 claras de ovos tipo jumbo, ou 3 do ovo comum.

1 colher de (chá) de açucar vanille-não precisa peneirar

3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo ou 100 gramas de farinha de trigo peneiradas

1/2 xícara (chá) de fécula de batata ou maisena ou 50 gramas peneiradas

1 colher (chá)essência de baunilha branca

Quando começar a fazer o bem casado ligar o forno no máximo para esquentar, quando colocar o bem casado passar para 180 graus.


Modo de Fazer:

Bata na batedeira as gemas , as claras e os açucares por 10 minutos em velocidade máxima,até ficar um creme esbranquiçado e fofo.Na metade do tempo , parar e mexer com a espátula como se estivesse limpando os lados e fundo, para a massa ficar por igual.Voltar a bater na velocidade máxima por mais 5 minutos.

Em seguida desligue a batedeira e acrescente os ingredientes secos (que foram previamente envolvidos), a baunilha e envolva delicadamente com o fuê com movimento de baixo para cima. Coloque a massa em saco de confeitar com bico perlê da Wilton numero 12 ou bico genérico que não tem numero mas é um pouco maior que o da Wilton (dos bicos genéricos é um dos menores).

De preferencia use o saco de confeitar grande para colocar toda a massa de uma só vez. Sempre colocar o dedo vedando o bico quando estiver com o saco suspenso para não vazar massa.

Untar o tabuleiro de rocambole, forrar com papel manteiga, untar e esfarinhar por cima.

Pingar a massa com saco de confeiteiro contando até sete com pressão média. Pode-se tambem desenhar no verso do papel manteiga um círculo de 4,5 cm, antes de untar, para se guiar .

Deixar espaço entre os bem casados para que cresçam.

Após a massa ser feita, deve aguardar para entrar no forno já pingada, nunca dentro da vasilha.

Asse por 5 a 7 minutos,na parte de cima e do meio do forno, nunca perto da chama, até ficarem ligeiramente dourados.Deixe esfriar.


Recheio:

1 lata de leite condensado cozida em panela de pressão por 50 minutos(abrir depois de fria).

3/4 xicara (chá)nozes moidas

1 colher (chá ) essência de nozes (opcional)

Colocar no saco de confeiteiro e com o bico perlê , colocar o recheio em uma bolacha, colocar a outra bolacha pressionando levemente.

Nesta parte pode-se embrulhar em papel celofane(de 10cm X15 cm), colocar etiqueta com data de validade.

recheio de baba de moça - 3 dias de validade

recheio de doce de leite com nozes - 15 dias de validade

Quando se vai passar na calda, fazer os bem casados em um dia, passar na calda no dia seguinte.

Após passar na calda, deixar secar em cima de papel manteiga em uma grelha propria para secagem de doce, por 12 horas, virar e secar do outro lado.

Calda para banhar I:

Colocar glaçucar peneirado em um pirex que esteja encima de uma tigela com agua fervente embaixo. Pingar agua fervendo e mexer. Pode-se colocar uma pitada de ácido cítrico, mas nunca limão. A calda não deve ficar rala nem muito grossa. Mergulhar os bem casados um a um na calda , retirar e colocar para secar no papel manteiga por 12 horas e virar do outro lado, para secar por mais 12hs.

Calda para banhar 2:

2 xicaras (chá) de açúcar granulado cristal;
1/2 xic.(chá) de água filtrada;
1 colher de café de ácido cítrico.

Modo de fazer:

Coloque em uma panela todos os ingredientes e leve ao fogo até abrir fervura. Desligue o fogo e mantenha a calda em banho-maria. Por último, banhe todos os bem casados e coloque-os sobre placas de aluminio ligeiramente untadas com óleo de milho.Deixe secar até o dia seguinte e embale , como visto em aula.

Recheio de baba de moça:

6 ovos inteiros
;

6 gemas peneiradas;

1 garrafa de leite de coco de 200 ml;

200 ml de água;

1 kg de açucar refinado.

Bata todos os ingredientes menos o açucar, no liquidificador por 5 minutos. Adicione a mistura numa panela junto com o açúcar, envolver e levar ao fogo brando com movimento de oito por mais ou menos 15 minutos. Coloque uma colher de chá de manteiga e gotas de essência de baunilha. Caso a baba de moça talhe bater de novo no liquidicador com 1 colher de sopa de far. trigo e voltar pra o fogo até atingir a consistencia de creme.

Bolo bem casado (massa de pão de ló):

4 colheres de sopa de glaçucar peneirada;

3 ovos grandes (claras em neve e gemas peneiradas);

2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo peneiradas
;

2 colheres de sopa bem cheis de fécula de batata ou maisena peneiradas
;

1 colher de chá de fermento em pó.

Se quiser fazer a massa de chocolate substiuir 1 colher de sopa da far. de trigo por 1 colher de sopa de cacau em pó ou 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de fazer:


Bata as gemas com o glaçucar até obter um creme bem firme. Envolver farinha + fécula delicadamente a parte. Envolver as claras em neve. Por último o fermento. Usar tabuleiro número 3, untado e polvilhado. Quando enfiar o palito e sair seco está pronto. + ou - 7 minutos.


Quando é feito no tabuleiro, usar o cortador de 4,5 cm para cortar o bem casado e o de 3 cm para os bem nascidos.

Essa massa tambem pode ser pingada, mas deve-se colocar menos para não ficar muito alta.

Se for comercializar somar todas as despesas e multiplicar por 3.

2 comentários:

minhas receitas disse...

Tenho certeza de que terei os bem casados mais gostosos do mundo no meu casamento. Obrigada por tudo.
Muitos beijos, Renatinha.

Unknown disse...

oNossa!!! Deu vontade de começar a fazer os docinhos agora!!!
Nunca vou cansar de agradecer por tudo isso.
Mil beijos.